Como identificar um transtorno mental?

Em live com Glenda Kozlowski, Jairo Bouer fala sobre sinais básicos que indicam piora na saúde mental

Redação Publicado em 05/05/2021, às 15h53

Segundo Jairo, saúde mental não significa, necessariamente, não ter nenhum transtorno - iStock

Na última segunda-feira (3), Jairo Bouer participou de uma live com a repórter Glenda Kozlowski para comentar sobre ambientes saudáveis e seguros para se trabalhar. Durante o papo, Glenda aproveitou para perguntar como é possível identificar um transtorno mental.

“Quais são os sinais que preciso reparar para entender que uma tristeza por alguma coisa não é a tristeza da depressão? Ou então que a ansiedade não é um ataque de pânico?”, questionou Glenda.

Jairo explicou que, primeiro, é importante entender que saúde mental não é a ausência de um transtorno mental, mas sim um campo de busca, tentativa e resistência às questões que estão acontecendo no dia a dia. Ter uma boa saúde mental é se preocupar com a qualidade de vida, pensar em como você vai lidar com as adversidades e como vai reagir a uma situação ou outra da vida.

“Dias bons e ruins todos temos, a vida é assim, com altos e baixos. Contudo, quando há uma fase de tristeza, de dificuldade de concentração ou de ansiedade muito intensa ou prolongada, algo pode estar errado”, explicou Jairo. “Então, por exemplo, se você era a pessoa mais calma do mundo e, de repente, fica irritada, ou era muito comunicativa e agora quer ficar quieta, esse é o momento de se perguntar por que está assim”.

O médico ainda ressaltou que esses comportamento podem indicar que, talvez, a pessoa esteja entrando em um quadro mais complicado mentalmente. Nesses cenários, é importante buscar ajuda e, se você conhece alguém que está passando por isso, também pode tentar encurtar o caminho da pessoa até um profissional que vá guiá-la pelo tratamento.

Veja:

saúde mental depressão ansiedade transtorno mental

Leia também

Kristen Bell fala sobre depressão na pandemia; veja como evitar isso


Qual a relação entre sono, ansiedade e provas? Estudo dá algumas pistas


O que protege um relacionamento de quem tem depressão?


Pessoas com HIV têm mais riscos de sofrer violência por parceiros