Redação Publicado em 29/07/2022, às 13h00
Já percebeu que de tempos em tempos aparece uma nova dieta prometendo mil coisas e muita gente adere? E que nem sempre dá certo. E quem não tem uma amiga ou parente que sempre tem uma dica ou segredinho que vai fazer você emagrecer rapidamente sem esforço. E, claro, há sempre aqueles que criticam, dizendo que se você engordou é porque fez isso ou aquilo.
“Especialistas” à parte, confira a seguir 11 mitos sobre alimentação que estão sempre presentes no nosso dia a dia e que talvez você até tenha acreditado.
Coloque esse mito da dieta para dormir. Não há provas conclusivas de que as refeições tarde da noite fazem você engordar. O que sabemos é que muitas calorias causam ganho de peso, e muitos comedores noturnos tendem a exagerar e escolher alimentos altamente calóricos. Ainda assim, comer logo antes de dormir pode causar azia e indigestão. Portanto, tente manter as refeições regulares - e mais cedo.
Açúcar de mesa, agave, mel e xarope de milho rico em frutose contribuem com calorias (entre 48 e 64 por colher de sopa). Até agora, pesquisas mostram que nossos corpos absorvem açúcares adicionados, como xarope de milho rico em frutose e açúcar de mesa, de maneira semelhante. A recomendação de consumo de açúcar da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de no máximo 25 gramas por dia, o que equivale a 6 colheres de chá, isto é mais importante. Assim, em vez de evitar um tipo específico, tente limitar os açúcares adicionados de qualquer tipo, como em refrigerantes, doces e outras guloseimas.
Este é um mito da dieta recentemente desmascarado. O café, quando consumido com moderação (duas a três xícaras por dia), é uma parte segura de uma dieta saudável e contribui com fitoquímicos antioxidantes. De fato, pesquisas sugerem que o café pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2, cálculos biliares, doença de Parkinson e até alguns tipos de câncer. Mantenha as calorias do café sob controle, no entanto. Evite complementos como creme e açúcar.
Seu corpo precisa de três nutrientes para prosperar: proteínas, carboidratos e gorduras. Sim, gorduras! As boas são encontradas em alimentos como nozes, sementes, peixe, abacate, azeitonas e laticínios com baixo teor de gordura, eles fornecem energia, ajudam a reconstruir as células e produzem os hormônios necessários. As gorduras a limitar ou evitar são saturadas e trans, encontradas em alimentos como manteiga, laticínios com alto teor de gordura, carne vermelha e muitos alimentos processados.
Acha que mudar para o sal marinho economizará sódio? Desculpe, isso também é um mito da dieta. Em peso, os sais gourmet têm aproximadamente o mesmo sódio que o de mesa comum. Além disso, obtemos cerca de 75% de nossa ingestão total de sal de alimentos processados e preparados (não do saleiro), como sopas, condimentos, misturas, queijos e enlatados. Para adicionar sabor e consumir menos sal, use pimenta, ervas e especiarias.
Não há dúvida de que a água é vital para o seu corpo - mas uma ajuda na perda de peso? Na verdade, não. Se a água potável o mantém longe de bebidas com alto teor calórico, certamente pode ajudá-lo a perder peso. Mas adicionar mais água à sua dieta, sem alterar mais nada, não faz diferença para diminuir os números na sua balança.
Sabemos que os grãos integrais são bons para nós porque são ricos em fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos. Isso não significa que você precisa abandonar todos os grãos processados. Às vezes, como quando seu corpo está se recuperando de um problema intestinal, grãos refinados podem ser necessários. E alguns deles são fortificados com ácido fólico. Embora os grãos integrais sejam a escolha mais saudável, você também pode abrir espaço para alguns grãos processados fortificados.
Esse mito é tão comum que parece impossível que não seja verdade. No entanto, a maioria das pesquisas mostra que o açúcar não torna todas as crianças hiperativas. Então, por que elas saltam, pulam e correm nas festas de aniversário? Não é o bolo; é provavelmente o ambiente emocionante. Ainda assim, preste atenção em quanto açúcar seus filhos consomem. Comer muitos doces deixa pouco espaço para alimentos mais saudáveis.
Todo mundo sabe que um atleta precisa de toneladas de proteína para construir força e músculo, certo? Bem, não exatamente. A maioria das dietas fornece muita proteína, mesmo para atletas. O verdadeiro segredo para aumentar a força e os músculos atléticos é obter calorias suficientes, concentrar-se em treinamento intenso e fazer um lanche contendo carboidratos e proteínas (como leite achocolatado desnatado) logo após um treino muscular intenso. Pós, barras e suplementos especiais não precisam ser acrescentados.
Preocupado que seu amor por bolos ou doces levará ao diabetes? Pare de se preocupar com esse mito da dieta. Se você não tem diabetes, comer açúcar não fará com que você contraia a doença. O que aumenta o risco de diabetes, no entanto, é estar acima do peso e inativo. Então faça um favor ao seu corpo: reduza as calorias vazias e açucaradas e mexa-se.
Pare de acreditar nesse mito da dieta. Nem todos os carboidratos são ruins para você. Mas parece que as pessoas perdem peso com dietas com baixo teor de carboidratos, certo? Essas dietas quase sempre restringem calorias também, e menos calorias somam menos quilos ao longo do tempo, não importa quantas de suas calorias venham de gordura, proteína ou carboidratos.
Via: WebMD
Veja também: