Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Confira 7 benefícios que as cerejas trazem à saúde

Cerejas são protetoras contra diabetes e importantes para controlar a doença, caso você já a tenha - iStock
Cerejas são protetoras contra diabetes e importantes para controlar a doença, caso você já a tenha - iStock

Redação Publicado em 22/10/2021, às 12h00

As cerejas são nativas de regiões da Europa Oriental e Ásia Menor. No Brasil não há cultivo comercial, pois ainda não foram desenvolvidas variedades adaptadas ao nosso clima. Na América do Sul, o Chile está entre os países com o melhor clima para o cultivo dessa fruta. Por aqui, ela é mais fácil de ser encontrada entre dezembro a janeiro, coincidindo com o início do verão no país e com as festas de fim de ano, que logo chegarão.

Elas são frescas, abundantes, bonitas e deliciosas, mas, você pode estar se perguntando: as cerejas são realmente boas? A resposta é sim. As cerejas se classificam como um dos alimentos que mais protegem a saúde em geral. Uma xícara, ou cerca de 21 cerejas, contém menos de 100 calorias e 15% das necessidades diárias de vitamina C. Mas aqui estão mais sete razões pelas quais essa fruta de caroço é uma estrela nutricional, além de maneiras fáceis de comer mais cerejas durante todo o ano.

1. São cheias de antioxidantes

As cerejas são uma fonte potente de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios. Esses protetores celulares diminuem o envelhecimento e evitam doenças crônicas – incluindo doenças cardíacas, câncer, Alzheimer, diabetes e obesidade.

2. Protegem contra diabetes

O efeito anti-inflamatório das cerejas ajuda a manter o corpo saudável; além do mais, elas têm uma classificação inferior a muitas frutas no índice glicêmico. Isso significa que não provocam picos e quedas nos níveis de açúcar no sangue e de insulina. Isso as torna protetoras contra diabetes e importantes para controlar a doença, caso você já a tenha.

3. Promovem um sono saudável

As cerejas azedas, em particular, são uma das poucas fontes alimentares de melatonina, um hormônio que ajuda a controlar seus ciclos de sono-vigília. Um estudo em homens e mulheres com insônia descobriu que, em comparação com um placebo, 240 mL de suco de cereja azeda pela manhã, e novamente uma a duas horas antes de dormir, aumentaram o tempo de sono em uma hora e 24 minutos.

4. Podem fornecer alívio para a artrite

Vários estudos sugeriram que o consumo de cerejas é benéfico para quem sofre de osteoartrite. A incorporação regular de cerejas ou suco do suco 100% puro na rotina de refeições ou lanches pode ajudar a diminuir a dor nas articulações.

5. Diminuem o risco de ataques de gota

Mais de oito milhões de adultos só nos Estados Unidos sofrem de gota. Essa artrite inflamatória é desencadeada quando o ácido úrico se cristaliza nas articulações, causando dor e inchaço insuportáveis. Em um estudo, pacientes de gota que consumiram cerejas por apenas dois dias (frutas frescas, bem como extrato e suco) apresentaram um risco 35% menor de ataques de gota, em comparação com aqueles que não ingeriram a fruta.

6. Reduzem o colesterol

A pesquisa mostrou que beber suco de cereja azedo pode ajudar a reduzir o colesterol total, incluindo o tipo “ruim”, conhecido como LDL. Isso é fundamental porque cada redução de 1% no colesterol diminui o risco de doenças cardíacas em 2%. E um LDL alto é particularmente preocupante em relação ao risco de ataque cardíaco.

7. Reduzem a dor pós-exercício

Em outras palavras, as cerejas podem tornar a dor pós- treino HIIT menos intensa. Também protegem contra o desgaste celular causado pelo exercício e ajudam a apoiar a recuperação muscular. Por essa razão, o suco de cereja azedo é popular entre atletas profissionais e competitivos. Mas pode ajudar qualquer pessoa regularmente ativa.

Como maximizar os benefícios para a saúde

Nada se compara a uma tigela de cerejas frescas quando estão na estação. Mas essa não é a única maneira de abraçar suas vantagens nutricionais. Procure por cerejas congeladas, pós-liofilizados, suco de cereja 100% azedo e cerejas secas sem conservantes.

Bata as cerejas congeladas ou em pó em smoothies, ou adicione à aveia durante a noite. Misture as cerejas secas picadas no chocolate amargo derretido, ou polvilhe nas saladas e vegetais cozidos. Adicione o suco de cereja azedo à água com gás. Ou beba direto, se estiver com dificuldades para dormir, ou se quiser benefícios de recuperação do exercício. Tornar as cerejas e os produtos dela uma parte importante de sua dieta é uma pequena mudança que pode resultar em grandes benefícios para sua saúde.

Fonte: Cynthia Sass, nutricionista e Mestre em Saúde Pública, nos Estados Unidos/Health.com

Veja também: