Muitos amam e outros odeiam essa planta aromática, porém ela traz muitas vantagens à alimentação
Redação Publicado em 15/02/2022, às 12h00
O coentro é uma erva verde brilhante comumente usada na culinária mexicana, asiática e do Oriente Médio, bem como em outras culinárias ao redor do mundo. Além do sabor um tanto cítrico e apimentado (para a maioria das pessoas, pelo menos), o coentro pode ser adicionado aos pratos também por suas vantagens potenciais para a saúde. Descubra alguns benefícios da erva e entenda por que algumas pessoas simplesmente não suportam o sabor.
Há pouca pesquisa sobre isso, no entanto, estudos indicam que ele tem algumas vantagens potenciais. Confira:
Além de cor e sabor, o coentro adiciona nutrição ao prato. Um quarto de xícara de folhas de coentro cruas (aproximadamente do tamanho de uma bola de golfe) fornece 16% do valor diário de vitamina K, que ajuda a saúde dos ossos e na cicatrização de feridas. Também oferece 5% dos valores diários de vitamina A e 2% de vitamina C – responsáveis pela função imunológica. Além disso, o tamanho da porção adiciona menos de uma caloria à refeição.
Além do valor vitamínico, o coentro também oferece compostos importantes chamados antioxidantes, de acordo com uma revisão deste ano publicada na revista Molecules. Embora o coentro tenha muitos tipos de antioxidantes, uma classe, conhecida como polifenóis, é particularmente importante. Por quê? Os polifenóis reduzem a inflamação e previnem danos celulares que podem contribuir para o envelhecimento prematuro e aumento do risco de doenças.
A medicina tradicional [anterior à medicina moderna] usa há muito tempo partes da planta de coentro, incluindo folhas para tratar dor, inflamação, problemas gastrointestinais e diabetes. Embora a maioria das propriedades medicinais da planta ainda não tenha sido estudada, a mesma revisão de 2022 publicada na Molecules descobriu que a erva pode ter benefícios cardiovasculares, como regular a pressão arterial e o ritmo cardíaco. Os pesquisadores teorizam que isso se deve ao alto teor de antioxidantes do coentro.
No entanto, dos 18 estudos avaliados pela revisão, apenas dois foram realizados em humanos. Portanto, você não deve esperar mastigar coentro para aliviar quaisquer problemas cardiovasculares; muito mais pesquisas precisam ser feitas.
Em geral, o coentro tem poucas desvantagens, especialmente quando se trata de conteúdo nutricional. No entanto, algumas pessoas podem querer evitá-lo. Por exemplo, até 14% da população tem uma variante genética que torna os indivíduos altamente sensíveis ao cheiro a compostos do coentro chamados aldeídos. Como o cheiro e o sabor estão tão intimamente ligados, isso pode fazer com que a erva fresca e cítrica tenha gosto de sabão ou sujeira.
Além disso, como o coentro é frequentemente consumido cru, ele apresenta o risco de ser contaminado com bactérias, que, de outra forma, seriam mortas por cozimento. Entre 1998 e 2017, pelo menos 20 surtos de origem alimentar associados ao coentro foram relatados aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Isso levou a 659 doenças e 67 hospitalizações, de acordo com o site Food Source Information da Colorado State University. Se você corre um risco maior de desenvolver uma doença mais grave devido a bactérias transmitidas por alimentos, por exemplo, se está grávida, tem mais de 65 anos ou tem uma condição médica pré-existente, deve conversar com seu médico sobre se deve ou não consumir apenas coentro cozido.
A erva também pode interagir negativamente com certos medicamentos ou outras ervas, de acordo com os bancos de dados abrangentes de remédios naturais. Portanto, certifique-se de consultar um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de consumir grandes quantidades.
Se deseja aumentar facilmente sua ingestão de antioxidantes e vitaminas, decorar pratos com coentro cru pode ser uma opção para você. Polvilhe em cima de guacamole, saladas, feijões, frituras, sopas, peixes, molhos e muito mais. Mesmo que você não seja um grande fã de coentro simples e cru, acesse a internet e encontre receitas que incorporem essa erva, como pico-de-gallo [salada típica mexicana], pesto, chutney e até coquetéis. Uma combinação deliciosa é milho torrado com coentro picado e limão fresco. A chave é se divertir experimentando maneiras pelas quais ele pode refrescar um prato.
Fonte: Health
Veja também:
5 chás de ervas que trazem vários benefícios para a saúde
Especialistas ensinam como substituir o sal sem prejudicar o sabor
Ervas e especiarias podem reduzir a pressão arterial? Estudo responde
Gengibre: confira 11 benefícios do superalimento para seu corpo