Redação Publicado em 28/12/2024, às 10h00
O cupuaçu é um fruto típico da floresta amazônica. Seu nome deriva das palavras em tupi kupu, que significa “que parece com cacau”, e uasu, “grande”. Componente da culinária brasileira e popular por todo o país, acreditava-se que o cupuaçu era uma espécie nativa – ou seja, que ela ocorria de forma natural nos locais onde se distribui. Mas pesquisadores do IB (Instituto de Biociências) da USP descobriram que o fruto, na verdade, é uma espécie domesticada pelas populações indígenas do médio-alto Rio Negro, há mais de cinco mil anos.
Espécies domesticadas são aquelas originadas por meio de uma seleção artificial pela ação humana. Por meio de uma análise genômica, os pesquisadores conseguiram rastrear as origens do cupuaçu e concluíram que o fruto é uma variante domesticada do cupuí, um integrante da família do cacau e natural do bioma amazônico. Matheus Colli-Silva, doutor em botânica pelo IB, explicou ao Jornal da USP que do cupuí para o cupuaçu ocorreu uma mudança física pelo meio de plantar, pois o progenitor do cupuaçu tinha uma polpa não muito volumosa, e o fruto em si era menor.
As sementes de cupuaçu foram muitas vezes dadas para pessoas mastigarem, na tentativa de curarem dores abdominais e o suco da planta era abençoado por xamãs e administrado a mulheres grávidas e recém-casados que queriam ter filhos. O cupuacu é uma fonte primária de alimento na floresta para tribos indígenas e várias espécies de animais, como aves e mamíferos, que ainda ajudam a dispersar as sementes por toda a extensão da floresta amazônica. Os frutos amadurecem nos meses chuvosos de janeiro a abril.
Com uma polpa branca cremosa, essa fruta deliciosa cresce na floresta amazônica no norte do Brasil, e é conhecida na Amazônia como “a farmácia em uma fruta” e pode ser considerada uma superfruta. Contém polifenóis únicos, poderosos fitonutrientes antioxidantes, além de outros nove poderosos antioxidantes, como as vitamina A e vitamina C, ácidos gordos essenciais, aminoácidos, fósforo, fibra e as vitamina B1, B2 e B3.
O fruto é ovular, com casca marrom e polpa branca e carnuda e se assemelha ao seu parente, o cacau. Seu sabor é comparado ao chocolate com notas de frutas tropicais como melão ou abacaxi. O cupuaçu é comumente usado em sobremesas, sorvetes e cremes ou prensado em suco. Além disso, suas sementes são prensadas para extrair uma gordura rica em nutrientes que é usada como óleo de cozinha ou em cosméticos.
O cupuaçu é rico em antioxidantes e nutrientes que podem beneficiar sua saúde. Seus antioxidantes flavonoides combatem o estresse oxidativo, cujos altos níveis estão ligados à inflamação, obesidade e muitas outras condições crônicas. Manter uma dieta com muitos alimentos ricos em antioxidantes está ligado a um menor risco de inflamação e doenças crônicas como as cardíacas e o diabetes. Além disso, a fruta é uma ótima fonte de fibras, que apoiam a saúde intestinal, aumentam a sensação de saciedade e auxiliam no controle do açúcar no sangue.
A fruta estimula o sistema imunológico ao mesmo tempo em que fortalece o organismo em sua capacidade de combater doenças. É uma das poucas plantas da família do cacau que possui efeito energético e não contém cafeína. Além de beneficiar o sistema imunológico, o cupuaçu pode diminuir a pressão arterial, aumentar a libido, diminuir o colesterol LDL (colesterol ruim) e até proporcionar muitos benefícios para a saúde da pele e dos cabelos.
A fruta do cupuaçu é extremamente rica em antioxidantes, que além de causarem a diminuição nos níveis de colesterol do corpo e melhorar a função cerebral, neutralizam radicais livres, moléculas altamente reativas e fragmentos de moléculas que podem danificar o corpo no nível celular, deixando o organismo suscetível ao cancro, doenças cardíacas e várias outras doenças degenerativas.
Muitas das vitaminas e minerais essenciais encontrados no cupuaçu são benéficos para o sistema gastrointestinal e cardiovascular. A fruta pode proteger o corpo de vários problemas de saúde através da inibição da peroxidação lipídica, que é basicamente um processo que pode causar ruptura das membranas celulares, mutações do DNA, comprometimento do colágeno e elastina, dentre outras consequências.
Rico em nutrientes essenciais, fitonutrientes, antioxidantes, vitaminas e outras substâncias com propriedades medicinais. A planta possui polifenóis chamados de theograndinas, fitonutrientes com propriedades antioxidantes semelhantes às encontradas no cacau. Também é rico em teobromina, vitaminas A e C e importantes ácidos graxos, aminoácidos, fósforo, fibras, vitaminas B1 nutricionais, B2 e B3 (niacina). Nas sementes do cupuaçu estão presentes em maior quantidade os ácidos graxos oleicos e esteáricos. Sendo da mesma família do cacau, possui também um alto conteúdo de flavonoides.
O cupuaçu e os produtos feitos com ele estão se tornando mais comuns nos países ocidentais. A fruta e sua manteiga são apreciadas por sua versatilidade tanto em alimentos quanto em produtos de beleza. Na verdade, o cupuaçu pode ter uma série de benefícios. Confira alguns:
A manteiga de cupuaçu é rica em gorduras saudáveis e serve como um excelente emoliente que pode ajudar a restaurar a barreira de umidade natural da sua pele. Devido ao seu baixo ponto de fusão, a manteiga de cupuaçu amolece quando aplicada na pele, permitindo uma rápida absorção. Seu alto teor de gordura ajuda a selar a umidade para reidratar sua pele, aumentar a elasticidade e diminuir os sinais de envelhecimento, como linhas finas e rugas.
Além disso, seu alto teor de antioxidantes pode proteger sua pele de compostos nocivos, como radiação ultravioleta (UV), poluentes ambientais e fumaça de cigarro. Lembre-se de que você pode tolerar a manteiga de cupuaçu de forma diferente dependendo do seu tipo de pele. Por exemplo, se você tem pele oleosa, opte por usá-la apenas em partes mais secas do corpo, como mãos, pés e cotovelos.
O cupuaçu é comumente usado como um ingrediente hidratante em produtos para o cabelo. O cabelo seco resulta da falta de umidade na haste capilar, o que pode levar a cabelos danificados, opacos ou crespos. O cupuaçu é rico em ácidos graxos saturados e monoinsaturados, que demonstraram penetrar na haste capilar e restaurar a hidratação. Um estudo tratou amostras de cabelo tingido com manteiga de cupuaçu, óleo de argan ou um condicionador tradicional. Tanto o cupuaçu quanto os produtos de argan restauraram significativamente a hidratação do cabelo e reduziram a perda de proteína – um resultado comum em cabelos tingidos.
O cupuaçu está disponível em muitas formas e pode ser usado em produtos alimentícios e cosméticos.
Se você está procurando experimentar algo novo, o cupuaçu é uma ótima alternativa ao chocolate. Como vem da família do cacau, tem muitas características semelhantes e pode ser processado como cacau para fazer guloseimas deliciosas. Na verdade, às vezes é adicionado a barras energéticas, bebidas e outros lanches. Além disso, graças ao seu alto teor de gordura natural e leve doçura, pode ser processado em barras muito parecidas com o chocolate amargo. O pó de cupuaçu também pode ser usado em panificação — embora possa não funcionar tão bem em receitas que pedem cacau em pó adoçado, que tem significativamente mais açúcar do que o cupuaçu.
O cupuaçu ganhou popularidade como um alimento rico em antioxidantes. A fruta crua tem um sabor levemente ácido e textura mastigável. Você pode usar a fruta ou o pó em sobremesas e vitaminas. Além disso, a fruta crua às vezes é prensada em um suco. Além disso, você pode usar manteiga de cupuaçu como gordura para cozinhar. Devido ao seu alto teor de ácido oleico, ela tem uma textura macia e um ponto de fusão semelhante ao da manteiga. Como tal, é melhor para cozinhar em fogo baixo a médio, como em frigideiras ou refogados.
Embora suplementos de cupuaçu estejam disponíveis, nenhum estudo em humanos apoia seu uso. Em um pequeno estudo em ratos, o extrato de cupuaçu reduziu significativamente os marcadores de inflamação e estresse oxidativo. Embora esses resultados sejam promissores, pesquisas em humanos são necessárias, e a segurança e os efeitos colaterais dos suplementos de cupuaçu são desconhecidos. Você deve sempre consultar um profissional de saúde antes de adicionar qualquer suplemento à sua rotina.
Devido às suas propriedades hidratantes e umectantes, o cupuaçu é adicionado a muitos cosméticos. Estes incluem manteigas corporais, loções para a pele, sabonetes, xampus, condicionadores, máscaras capilares e protetores labiais. A maioria dos produtos de cupuaçu contém outros ingredientes, como manteiga de karité, óleo de argan e outros óleos vegetais.