Segundo especialistas, certos nutrientes podem favorecer o crescimento dos fios
Redação Publicado em 11/05/2022, às 10h57
Se lembra quando, anos atrás, o uso de um combo de xampu e condicionador originalmente criado para cavalos se tornou moda para fazer crescer as madeixas? Embora seja tentador acreditar que um produto desse tipo deixe os fios mais longos e bonitos, a verdade é mais complicada. Uma ampla gama de fatores – da genética à nutrição, passando por hormônios – ajuda a determinar a rapidez com que seu cabelo cresce. Ter uma dieta equilibrada é fundamental nesse processo, sendo que alguns alimentos específicos podem ser destacados, segundo especialistas.
Em primeiro lugar, observe o que você come. É preciso ter uma dieta diversificada, com proteína suficiente, e rica em vitaminas e minerais para evitar a perda de cabelo relacionada a deficiências nutricionais. Além disso, antioxidantes e outros compostos anti-inflamatórios podem dar uma força extra aos fios.
A partir das premissas, selecionamos seis principais nutrientes para garantir fios longos e saudáveis.
-Proteína: é vital para um cabelo saudável e, embora a deficiência de proteína não seja comum em alguns países, pessoas que são veganas ou tentam reduzir o consumo de carne precisam prestar mais atenção à ingestão desse macronutriente.
-Biotina: é um dos nutrientes capilares mais conhecidos por um motivo, sua deficiência pode promover a queda dos fios. Mulheres grávidas ou que estão amamentando correm maior risco de deficiência devido à absorção prejudicada durante a gravidez.
-Vitamina A: o baixo nível deste nutriente está associado à perda de cabelo em animais, mas o excesso de vitamina A também está ligado à perda de cabelo em humanos. A ingestão adequada pode ajudar a manter a saúde das células que circundam o folículo piloso, o que é necessário para o crescimento saudável do cabelo.
-Vitamina C: um fato interessante sobre ela é que estimula o colágeno, que é um componente principal da queratina, o tipo de proteína que compõe o cabelo.
-Ferro: nutriente essencial para o crescimento saudável do cabelo. Sua deficiência pode produzir queda de cabelo, e a deficiência de ferro não é tão incomum. Está associada a certas condições gastrointestinais, uma dieta vegana, uma dieta pouco saudável e menstruação com fluxos muito intensos.
-Ácidos graxos ômega-3: inflamação e estresse oxidativo podem contribuir para a queda de cabelo, portanto antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, como ácidos graxos ômega-3, podem ajudar a promover cabelos saudáveis e o crescimento. Especialistas norte-americanos sempre citam peixes gordurosos, como salmão, atum e anchovas, como ótimos alimentos para o cabelo, segundo o site Shape.
Agora que você entende melhor a importância da nutrição para a saúde do seu cabelo, é fácil entender porque a melhor maneira de garantir que você está ingerindo tudo o que precisa em sua dieta é se concentrar nos alimentos que ajudam no crescimento do cabelo. Basta ter em mente que a nutrição é apenas um pedaço da torta. Então, se você sentir que está perdendo mais fios do que o normal, ou simplesmente sente que seu cabelo não cresce, é melhor consultar um especialista.
Agende uma consulta com um tricologista - especialista que pode avaliar seu cabelo e couro cabeludo em busca de problemas e recomendar o tratamento, ou com o dermatologista, que pode analisar quaisquer possíveis problemas de saúde subjacentes relacionados à perda de cabelo.
Você encontrará proteína e ferro no iogurte, tornando-o um alimento ideal para o crescimento do cabelo. O grego é uma boa opção, assim como o kefir, e você pode adicioná-los ao café da manhã ou lanche da tarde regularmente para um impulso extra de energia e nutrientes para ajudar seu cabelo. Se você é vegano, ainda pode aproveitar os benefícios do iogurte para o crescimento capilar, optando por versões vegetais, como o de amêndoa ou de castanha-de-caju. Apenas certifique-se de escolher uma opção rica em proteínas e opte por uma que contenha muitos nutrientes para o crescimento do cabelo, como proteínas e ferro.
Uma xícara de morangos tem mais do que o necessário para um dia de vitamina C. Esse nutriente é necessário para formar colágeno, que é o principal componente do cabelo. Adicione as frutas ao iogurte para um café da manhã rico em nutrientes.
Elas têm diversos benefícios nutricionais que as tornam alimentos estelares para o crescimento do cabelo. Uma xícara de couve-de-bruxelas atende às suas necessidades diárias de vitamina C, que, como foi dito, colabora na formação de colágeno, bem como ajuda na absorção de ferro. É também um antioxidante que combate o estresse oxidativo. Portanto, a vitamina C tem vários papéis na manutenção do cabelo saudável.
Ele possui proteína e biotina, ambas úteis para o cabelo. Asse o salmão no forno e combine com legumes. Ele também contém ácidos graxos ômega-3. Ou seja, este peixe contém três nutrientes essenciais para o crescimento do cabelo.
São uma das fontes de proteína mais acessíveis e também são ótimos para o cabelo. Um ovo contém 6 gramas de proteína, além de biotina, ambos conhecidos por seu potencial de aumento do crescimento do cabelo.
Uma xícara de lentilhas tem 18 gramas de proteína mais 7 miligramas de ferro. Você maximizará a absorção de ferro se comer lentilhas com alimentos ricos em vitamina C, como couve-de-bruxelas. Quem consome pouco ou nenhum tipo de carne, ave ou peixe deve prestar atenção especial aos vegetais que contêm mais proteína e ferro, que são essenciais para o crescimento saudável do cabelo.
Fonte de proteína vegetal, é considerado uma proteína completa, pois contém todos os aminoácidos essenciais de que seu corpo precisa para funcionar corretamente. E seu cabelo precisa de muitos desses componentes essenciais para crescer.
Uma xícara contém 15 gramas de proteína vegetal, o que já ajuda no crescimento de cabelos longos e fortes. Além disso, o grão-de-bico contém fibras – e a combinação de proteínas e nutrientes da fibra pode ajudar na sensação prolongada de saciedade e a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Aprecie o grão em uma grande salada ou sopa.
Fontes de proteínas e ácidos graxos ômega-3, dois nutrientes essenciais para cabelos saudáveis. Você pode facilmente adicionar este pequeno peixe, salgado e saboroso a pizzas, massas ou saladas para aumentar sua proteína e ômegas para apoiar o crescimento do cabelo.
Uma porção de 85 gramas de atum (ou seja, 1/2 de uma lata de 170 gramas) fornecem 20 gramas completos de proteína quando você come apenas . Isso é cerca de 40% do valor diário recomendado. A proteína é um alimento essencial para o crescimento do cabelo, e o atum enlatado é uma fonte de proteína conveniente para manter à mão.
A carne vermelha é considerada um superalimento para o cabelo porque contém o mais alto nível de ferro biodisponível em porcentagem do que qualquer outro alimento. Além disso, há um volume exorbitante de biotina, complexo B e zinco, que têm um papel na manutenção da saúde e no maior volume aos fios. A proteína animal também é a maneira mais fácil de se obter a dose diária sugerida desse macronutriente. Por isso, vegetarianos e veganos precisam prestar atenção especial à ingestão de proteínas para o crescimento do cabelo. O fígado bovino, em especial, também é um ótimo alimento para o crescimento do cabelo, pois possui algumas das maiores concentrações de vitamina A, vitamina C e ácidos graxos.
Nozes e sementes são pequenas, mas ricas em muitos nutrientes que promovem o crescimento do cabelo, podendo ser incluídas em qualquer refeição ou lanche. Adicione sementes de girassol à sua salada favorita para obter uma porção considerável de proteína e ferro. As sementes de linhaça são uma ótima fonte de ômega-3, e você pode adicioná-las a quase tudo. Polvilhe-as em smoothies ou tigelas de grãos quentes. O ômega-3 é um nutriente estrela quando se trata de crescimento do cabelo, e as sementes de linhaça são uma maneira fácil de obter esse tipo de gordura quando a pessoa não consome peixes.
As nozes e as amêndoas também são uma ótima fonte de alguns dos nutrientes essenciais para o crescimento do cabelo. Adicionar às saladas ou comer um punhado em um lanche oferece biotina e muita proteína de origem vegetal. Todas as oleaginosas são uma fonte fantástica de proteína e outras vitaminas, em especial o pistache, considerado muito importante para o cabelo. Os aminoácidos nele contidos são um bloco de construção da queratina no cabelo.
A deficiência de vitamina D3 é um problema comum em todo o mundo e influencia seu cabelo, entre outros problemas de saúde. Por porcentagem, ele tem o maior volume de vitamina D3 que você pode consumir de qualquer alimento. Esse nutriente controla aspectos do sistema imunológico, queratinização e metabolismo hormonal, e tudo isso pode influenciar a espessura, volume e comprimento do cabelo. Porém, mais pesquisas são necessárias para esclarecer essa correlação.
Sardinhas têm ácidos graxos e proteínas, tornando-as um ótimo alimento para o crescimento do cabelo. Embora não seja a escolha de peixe mais popular, ser criativo na cozinha pode lhe dar uma nova perspectiva sobre o ingrediente. Uma única porção de sardinha também contém 25% do seu valor diário de ferro, tornando-as uma excelente pedida.
Você também:
15 situações que causam queda de cabelo e dicas de como lidar com isso
Como preservar a saúde dos cabelos? Veja 5 dicas simples
Assumir o grisalho é libertador; veja dicas para transição e cuidados
Estresse acelera o processo de nascimento de cabelos brancos