Algumas mudanças alimentares e de comportamento podem favorecer seu sistema digestivo
Tatiana Pronin Publicado em 08/09/2023, às 14h00
Sentir um peso no estômago após as refeições, azia, arrotos, distensão ou gases é algo que pode acontecer com qualquer um depois de uma refeição mais pesada, rica em gordura, açúcar ou condimentos.
Mas problemas digestivos persistentes não devem ser encarados como algo normal. Reunimos algumas dicas que podem ser úteis para evitar ou aliviar esses sintomas. Mas se eles não melhorarem, não deixe de consultar um médico.
Alimentos ricos em fibras favorecem a digestão, além de serem importantes para o controle do peso, da glicose e do colesterol. Inclua sempre frutas, vegetais, nozes, sementes e grãos integrais às suas refeições. À medida que você adiciona fibras gradualmente à sua dieta, aumente também a quantidade de água que você bebe! Ou você pode ter o efeito oposto.
Água, água de coco, sucos sem açúcar, sopas e caldos podem facilitar trazer alívio para o seu estômago. Experimente chá de ervas ou água com fatias de pepino, limão ou lima. Mas lembre-se de evitar o álcool e a cafeína, que costumam irritar a mucosa do estômago. Também é melhor deixar o refrigerante para lá.
Comer com calma, sem distrações, prestando atenção ao sabor dos alimentos é uma arte nos nossos tempos. Mas isso realmente faz diferença para a sua digestão. Procure abocanhar quantidades menores e mastigar bem a comida.
Além de todos os outros benefícios, o exercício também funciona como estímulo para uma digestão mais saudável. Uma caminhada rápida após as refeições também ajuda a diminuir o açúcar no sangue. Só tome cuidado com o horário. Fazer esforço ou determinados movimentos logo após as refeições não é uma boa ideia.
Os probióticos são bactérias "boas" que estão em seu intestino. Eles também estão presentes em alguns iogurtes e alimentos fermentados e ajudam na sua digestão. Alguns desses organismos também estão disponíveis em suplementos, mas é importante consultar um médico ou nutricionista para usá-los.
As gorduras tendem a permanecer em seu sistema por mais tempo. E, para algumas pessoas, podem causar queimação logo após uma refeição mais encorpada. A dica é limitar batatas fritas, hambúrgueres e outras frituras, e dar preferência a carnes magras e peixes (de preferência grelhados), abacate e oleaginosas.
Preste atenção aos alimentos que parecem desencadear desconforto no estômago. Anote o que você comeu e como se sentiu para se lembrar da próxima vez. Para algumas pessoas, molho de tomates ou frutas cítricas podem provocar azia. Quem possui algum tipo de intolerância, como a laticínios, também pode sentir cólicas e gases após o consumo. Nesses casos, buscar ajuda de um especialista pode ser necessário.
O estresse afeta todo o corpo, inclusive o sistema digestivo. Evitar problemas e preocupações é impossível, mas você pode buscar maneiras de compensar um dia difícil com exercícios, técnicas de relaxamento ou algum hobby. Fazer terapia também pode ajudar a manter seu estresse sob controle.
Veja os alimentos mais indicados para quem tem refluxo e o que evitar
Fodmap: nutricionista explica dieta que melhora desconforto intestinal
Tenho muitos gases; mudar a alimentação ajuda a evitar?
13 alimentos probióticos que ajudam a manter peso e saúde em dia