Redação Publicado em 25/10/2022, às 13h00
A combinação "doce e azedinho" da framboesa fornece o contraste perfeito para um cheesecake ou qualquer outra torta, sem contar no visual atraente. A fruta, sem dúvida, ainda agradaria a todos mesmo que trouxesse zero benefícios de saúde para a mesa. Mas, como acontece com outras frutas vermelhas, há vários benefícios nutricionais – alguns deles impressionantes. Para ter uma ideia de como podem afetar - para o bem - sua saúde, juntamente com ideias criativas de receitas que incorporam a fruta, continue lendo este artigo.
A framboesa é uma baga que cresce a partir de arbustos que são comumente chamados de silvas, e a fruta provavelmente é nativa do sudoeste da China, de acordo com um artigo publicado na revista Horticulture Research. As duas principais variedades de framboesas incluem vermelhas e pretas, de acordo com o artigo. As vermelhas obtêm sua cor das antocianinas, um tipo de pigmento, de acordo com um artigo da revista Antioxidants. As framboesas pretas, que são diferentes das amoras, são nativas da América do Norte, segundo informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Formas adicionais de framboesas incluem amarela e roxas.
As framboesas são uma boa fonte de vitaminas e minerais – especialmente vitamina C e fibras. Uma xícara delas contém aproximadamente oito gramas de fibra e 32 miligramas de vitamina C (54% do valor diário recomendado). Elas são uma das maiores fontes alimentares de fibra, de acordo com um artigo da revista Advances in Nutrition. Esta é uma das frutas mais ricas em fibras que você pode encontrar em um supermercado ou hortifruti.
Aqui estão os dados nutricionais de uma xícara (123 gramas) de framboesas cruas, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos:
- 64 calorias
- 1 grama de proteína
- 15 gramas de carboidrato
- 8 gramas de fibra
- >1 grama de gordura
- 5 gramas de açúcar
Descubra, a seguir, como vários benefícios da framboesa podem afetar sua saúde:
Como mencionado, um dos principais benefícios da framboesa é ser rica em fibras, um nutriente que muitas pessoas não consomem o suficiente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que adultos devem ingerir ao menos 25 g de fibras por dia, o que muita gente não cumpre. De acordo com a “Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil”, divulgada em 2020, os brasileiros reduziram o ingestão de fibras de 20,5 g, em 2008-2009, para 15,6 g, em 2017-2018.
A fibra (um tipo de carboidrato) oferece vários benefícios à saúde, desde estabilizar o açúcar no sangue até ajudar a diminuir o colesterol, mas sua fama provém do fato de promover uma digestão saudável e regularizar o funcionamento do intestino.
Consumir bastante fibra na forma de framboesas e outros alimentos também pode diminuir o risco de certas doenças crônicas. Comer quantidades adequadas de fibra está ligado a importantes benefícios para a saúde. Estudos mostram uma redução de 15% a 30% na mortalidade por todas as causas, mortalidade relacionada a doenças cardiovasculares, incidência de doença cardíaca coronária, incidência e mortalidade por acidente vascular cerebral, câncer colorretal e diabetes tipo 2 para pessoas que consomem mais fibras em comparação com aquelas que consomem. menos fibra.
Compostos antioxidantes presentes nas framboesas vermelhas também podem oferecer benefícios. Antocianinas, elagitaninos e vitamina C presentes na fruta podem ajudar a defender seu corpo contra o estresse oxidativo, que ocorre quando seu corpo gera uma abundância de espécies reativas de oxigênio (ERO) e espécies reativas de nitrogênio (ERN), de acordo com o artigo na Antioxidants. Fatores internos e externos (por exemplo, poluição ou álcool) podem levar ao aumento dos níveis de ERO e ERN, e o estresse oxidativo tem sido associado a condições como câncer e diabetes, segundo o estudo.
Antioxidantes presentes nas framboesas vermelhas, bem como as substâncias que se formam quando seu corpo quebra esses antioxidantes, parecem ter efeitos prebióticos e probióticos. Graças ao seu teor de antocianinas, as framboesas podem ajudar a aumentar as bactérias benéficas no intestino, diminuindo a quantidade de bactérias patogênicas. Manter um microbioma intestinal saudável pode afetar mais do que apenas sua digestão. Pesquisas sobre a conexão intestino-cérebro sugerem que a composição do seu intestino pode afetar sua saúde mental e vice-versa.
Você pode escolher entre framboesas frescas, congeladas ou liofilizadas, dependendo do seu uso, do seu orçamento e de quanto tempo você gostaria que elas durassem. Embora a maneira mais fácil de obter os benefícios nutricionais seja apreciá-la sozinha, a fruta também pode estrelar uma variedade de receitas. Aqui estão algumas maneiras de incluir mais framboesas à sua dieta:
Fonte: Shape
Veja também: