Cármen Guaresemin Publicado em 04/03/2022, às 15h00
Com sabor doce e cores vibrantes, o mamão é o fruto da planta Carica papaya. A fruta é originária das regiões tropicais das Américas, com 57 variedades, entre elas, o mamão-papaia, formosa, mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia. Mas os mais comumente encontrados no Brasil são o papaia e o formosa. Pode ser consumido cru e, quando está maduro, a polpa é laranja com muitas sementes pretas comestíveis, mas amargas.
Já o mamão verde deve ser sempre cozido antes, especialmente durante a gravidez, pois nesse estado, a fruta é rica em látex, que pode estimular contrações. O mamão é repleto de nutrientes, e seu consumo frequente pode reduzir o risco de muitas doenças, especialmente aquelas que tendem a surgir com a idade.
A seguir, a nutricionista Adriana Stavro lista nove benefícios que esta fruta deliciosa proporciona:
Por ser uma fruta suculenta de baixo índice glicêmico, poucas calorias e rica fonte de fibras, é uma ótima opção para quem faz dieta para perder peso. O consumo regular de mamão está associado ao aumento da saciedade. Porém, é preciso lembrar que isso vale quando a fruta é consumida em conjunto a uma dieta balanceada e variada e a prática de atividades físicas.
Estudos demonstraram que, indivíduos com diabetes tipo 1 e tipo 2 que consomem dietas ricas em fibras, têm níveis mais baixos de glicemia e lipídios sanguíneos; 100g de mamão, que equivale a uma fatia pequena, fornece em média 3 gramas de fibras.
A inflamação crônica está na raiz de muitas doenças. A alimentação inadequada associada a um estilo de vida pouco saudável, pode conduzir a um processo inflamatório grave. Estudos mostram que frutas e vegetais ricos em antioxidantes, como o mamão, ajudam a reduzir marcadores inflamatórios. Um estudo, de 2005, observou que os homens que aumentaram a ingestão de frutas e vegetais ricos em carotenoides tiveram diminuição significativa na PCR, um marcador inflamatório específico. A colina também é um nutriente muito importante encontrado no mamão, e que ajuda melhorar o sono, os movimentos musculares, o aprendizado e a memória. Ela também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxiliar na transmissão de impulsos nervosos, e a reduzir a absorção de gordura e inflamação crônica.
Rico em vitaminas A, C, K, E e complexo B, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. Fonte de antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres, retardar os sinais de envelhecimento, reduzir as rugas e linhas de expressão, diminuir a acne, principalmente em adolescente e melasmas.
Esta fruta contém uma enzima chamada papaína, cuja principal função, sem dúvida, é acelerar o processo de digestão - sendo indicada para quem tem problemas gastrointestinais ou metabolismo lento. O mamão também é fonte de fibras, nutrientes indispensáveis para o funcionamento do sistema digestivo. Assim, uma dica é incluir a fruta na rotina alimentar.
Confira:
O risco de desenvolver asma é menor em pessoas que consomem grande quantidade de certos nutrientes. Um deles é o betacaroteno, presente em alimentos como mamão, damasco, brócolis, melão, abóbora e cenoura.
O mamão é rico em fibras e água, o que ajuda a prevenir a constipação e a promover a regularidade e um aparelho digestivo saudável. Muitas pessoas consideram o mamão um remédio para constipação e para outros sintomas da síndrome do intestino irritável (SII).
Taco (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o mamão-formosa contém mais fibras e potássio que o papaia, sendo uma melhor opção para aqueles que precisam incluir esses nutrientes em maior quantidade na dieta. Um aumento na ingestão de potássio, juntamente com uma diminuição na ingestão de sódio, é a mudança alimentar mais importante que uma pessoa pode fazer para reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.
O mamão pode atuar reduzindo os radicais livres, que contribuem para muitas doenças, inclusive o câncer. Além disso, pode trazer alguns benefícios extras. Entre 14 frutas e vegetais avaliadas com propriedades antioxidantes, apenas o mamão demonstrou atividade anticâncer nas células do câncer de mama. Em outro estudo publicado na revista Cancer Epidemiology and Prevention Biomarkers, pesquisadores observaram que consumir antioxidantes como betacaroteno, encontrado no mamão, pode reduzir o risco de câncer de próstata entre os homens jovens.
A baixa ingestão de vitamina K tem sido associada a um maior risco de fratura óssea. O consumo adequado deste mineral é importante, pois melhora a absorção de cálcio e pode reduzir a excreção urinária desse mineral, o que significa que terá mais cálcio circulante para fortalecer os ossos.
Fonte: Adriana Stavro é nutricionista mestre pelo Centro Universitário São Camilo. Com curso de formação em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard Medical School em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein.