Rica em vitamina A, B5, riboflavina, niacina, tiamina e carotenoides, é encontrada em vários tamanhos e cores
Cármen Guaresemin Publicado em 22/02/2022, às 15h00
A batata-doce é um vegetal nutritivo, delicioso e muito versátil. Também chamada batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica. Originária dos Andes, se espalhou pelo mundo. Pode ser preparada como purê, assada, cozida em pães e até em tortas. Rica em vitamina A, B5, riboflavina, niacina, tiamina e carotenoides, é encontrada em vários tamanhos e cores incluindo laranja, branca e roxa. Estas joias coloridas oferecem vários benefícios à saúde. Confira:
A batata-doce contém fibras solúveis que aumentam a saciedade e oferecem ao corpo um mecanismo natural e autossustentável para a regulação do peso corporal. Estudos mostraram que uma das principais fibras dietéticas da raiz, a pectina, é eficaz na redução da ingestão de alimentos, redução do ganho de peso e aumento da atividade dos hormônios da saciedade.
Batata-doce virou a queridinha de quem faz esporte, primeiro porque ela é uma excelente fonte de energia, por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, que é liberado lentamente. Além disso, a de cor mais roxa é rica em antioxidantes. Quem treina, durante a prática libera mais radicais livres e a batata-doce é excelente para combatê-los. Além disso, também é uma fonte excepcional de potássio, mineral famoso por evitar câimbras.
A cor laranja da batata-doce vem de um antioxidante chamado betacaroteno, que é convertido em vitamina A e que ajuda a restaurar a elasticidade da pele, promove a renovação das células mortas e contribui para uma pele macia e com aparência saudável. Também é rica em vitamina C e vitamina E, ambas muito importantes para manter a cútis saudável, brilhante e flexível. A vitamina C ajuda a aumentar o colágeno, que fortalece os tecidos. O tubérculo também é fonte de antocianinas que ajudam a prevenir manchas escuras, mantendo a atividade dos radicais livres sob controle.
As fibras solúveis da batata-doce, ao serem digeridas, se unem às gorduras e aos açúcares, fazendo com que sejam facilmente eliminados por meio das fezes. Esse processo diminui as taxas de colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares, como o AVC e o infarto.
As vitaminas A e C do tubérculo funcionam como antioxidantes que protegem as células contra o envelhecimento e várias doenças. Escolha batata-doce roxa. O pigmento que lhes dá sua cor tem propriedades antioxidantes ainda mais potentes.
A polpa alaranjada da batata-doce é uma das fontes naturais mais ricas de betacaroteno, um composto que é convertido em vitamina A, fundamental para o sistema imunológico e para manter as membranas mucosas saudáveis, especialmente o revestimento do intestino, onde o corpo é exposto a patógenos causadores de doenças. Portanto, cuidar do intestino é importante para a imunidade. Estudos demonstraram que a deficiência de vitamina A aumenta a inflamação intestinal e reduz a capacidade imunológica de responder adequadamente a ameaças potenciais a patógenos.
A batata-doce possui alta concentração de colina, nutriente pouco conhecido. É uma das vitaminas do complexo B (B8, especificamente) que pode tanto ser produzida pelo organismo quanto ingerida via alimentos ou suplementos Um dos principais benefícios que ela proporciona é a resposta anti-inflamatória.
Essa deficiência pode suprimir a função imunológica e aumentar a mortalidade, especialmente entre crianças, mulheres grávidas e lactantes. A batata-doce é uma excelente fonte de betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A. A intensidade da cor laranja ou roxa da raiz está diretamente ligada ao seu teor de betacaroteno.
A batata-doce contém quantidades significativamente altas de fibras, essenciais para o bom funcionamento do trato digestivo e para prevenir a constipação em crianças e adultos.
Estudos sugerem que os antioxidantes da casca da batata-doce roxa podem reduzir o processo de oxidação, reduzindo o risco de câncer. Para obter o máximo de nutrição das batatas não descasque, apenas esfregue e lave bem antes de cozinhar. Os antioxidantes ajudam a reduzir o estresse oxidativo, a inflamação, o risco de doenças inflamatórias, como câncer, doenças cardíacas e doenças autoimunes.
A vitamina A, é um nutriente que ajuda a prevenir olhos secos, cegueira noturna, infecções oculares, além de formar receptores detectores de luz dentro dos olhos. A deficiência severa de vitamina A é uma preocupação nos países em desenvolvimento e pode levar a um tipo especial de cegueira conhecida como xeroftalmia. Comer alimentos ricos em betacaroteno, como batata-doce, pode ajudar a prevenir essa condição.
Fonte: Adriana Stavro é nutricionista mestre pelo Centro Universitário São Camilo. Com curso de formação em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard Medical School em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Alimentos roxos: conheça os benefícios que eles trazem à saúde
Confira os benefícios da batata para a saúde
Confira 4 alimentos que podem encurtar sua vida e tire-os da dieta
Batata é saudável e ajuda a emagrecer, mas é preciso saber prepará-la