Eles podem te ajudar mesmo quando você não pode sequer olhar para a comida
Redação Publicado em 27/10/2022, às 11h00
Há poucas coisas neste mundo que são piores do que uma dor de estômago, especialmente quando acompanhada de náuseas e vômitos. E seja devido a um problema estomacal ou intoxicação alimentar, você tem um objetivo principal: sentir-se melhor o mais rápido possível.
Infelizmente, não há cura instantânea para esse tipo de problema – a maioria dos médicos lhe dirá que o melhor tratamento é apenas esperar que seus sintomas sigam seu curso. Mas alguns alimentos (sim, mesmo quando você não pode nem olhar para a comida) podem fazer você se sentir um pouco melhor enquanto está no caminho da recuperação. A seguir, veja quais podem ajudar a aliviar sua dor de estômago ou o enjoo para que você possa finalmente voltar ao normal.
As bananas são o primeiro item da dieta que os americanos apelidaram de "brat" (bananas, arroz [rice], purê de maçã [applesauce] e torradas [toast]), que tem sido usada por gerações para acalmar sintomas gastrointestinais. Por que estão no topo da lista? Elas contêm potássio, que você pode precisar se estiver desidratado por causa de vômitos ou diarreia. Também contêm açúcar, então você obtém glicose sem causar enjoo ou pesar no estômago.
O arroz, juntamente com outros alimentos ricos em amido, como batatas e aveia, ajuda a forrar o revestimento do estômago, facilitando a digestão e proporcionando um efeito geral calmante. Alimentos ricos em amido também não ficam no estômago por longos períodos de tempo, nem estimulam o refluxo ácido, o que faria você se sentir ainda pior.
O purê de maçã geralmente é calmante para o estômago porque é facilmente digerido, alivia a diarreia e fornece calorias. Ainda mais: as próprias maçãs contêm pectina (especialmente na pele), que pode fornecer fibras se você estiver constipado. Se a causa da angústia é a constipação, então uma maçã inteira pode ajudar, mas quando alguém está com diarreia, é preferível optar pelo purê de maçã, já que mais fibra só vai exacerbar sua necessidade de ir ao banheiro.
O quarto e último componente da dieta – a torrada – segue a mesma lógica do arroz. É benéfica porque não causa refluxo ácido e não fica muito tempo no estômago como uma refeição rica em gordura, o que faria você se sentir ainda mais desconfortável. Apenas deixe de fora a manteiga e a geleia – ambas só podem irritar mais seu estômago – até que esteja se sentindo melhor.
O caldo, em particular, é ótimo para dores de estômago. Tanto o líquido quanto o alto teor de sal podem mantê-lo hidratado. Se você tem pressão alta, procure variedades com baixo teor de sódio para que ainda obtenha o benefício. O caldo, se não cozido em gordura, é muito facilmente digerido, bem tolerado e você não fica enjoado ou com refluxo.
Os biscoitos se enquadram na mesma categoria do arroz e da torrada. Eles são facilmente digeríveis e calmantes. Não há muito neles que possa piorar a situação. Na verdade, eles são frequentemente recomendados para mulheres que têm enjoos matinais. Alguns relatam que os biscoitos também ajudam a absorver o ácido estomacal, mas não está claro se isso é verdade ou não. Contanto que você não tenha pressão alta, esses salgados simples podem ser o caminho a seguir (mas prefira as versões com baixo teor de sal).
Chás de ervas (aqueles sem cafeína, que podem estimular o refluxo ácido) também podem ajudar a domar uma barriga problemática. A camomila é uma das favoritas porque pode reduzir a inflamação, embora praticamente qualquer bebida de ervas seja uma ótima maneira de obter líquido. Mas fique longe do chá de hortelã: apesar da planta ser boa para o estômago, ela também pode relaxar o esfíncter esofágico inferior, permitindo que o ácido e outros conteúdos estomacais espirrem no esôfago e causem azia.
A água de coco pode não fazer milagre, mas pode ajudar a acalmar a situação – e é a favorita dos médicos gastroenterologistas. Isso porque possui açúcar natural para fornecer calorias, além de eletrólitos como o potássio. Ele também contém uma boa quantidade de vitamina C.
O gengibre tem sido apontado como útil para o estômago, mas não há evidências fortes para apoiar a afirmação. É uma especiaria que geralmente é bem tolerada. Pode ser deixada de molho para que a água seja consumida depois, ou usada em chás, para aliviar o enjoo.
Fonte: Health
Veja também:
Água de coco: conheça 10 benefícios que ela traz à saúde
Confira 5 benefícios da maçã para a saúde
5 chás de ervas que trazem vários benefícios para a saúde
Gengibre: confira 11 benefícios do superalimento para seu corpo