Já estamos em plena primavera e, com ela, além dos dias lindos de temperaturas mais agradáveis e do despertar da natureza com o ressurgimento de plantas, flores e animais, a estação do ano também traz uma grande variedade de frutas, legumes e verduras, sendo perfeita para enriquecer a dieta com aromas, sabores e nutrientes variados, principalmente os ricos em vitaminas, antioxidantes e minerais. Uma ótima oportunidade para desfrutar de uma diversidade de alimentos com preços mais acessíveis, fazer melhores escolhas e manter o hábito alimentar diversificado e colorido.
Como a primavera é a época da safra de muitas de frutas, legumes e verduras, pode ser o melhor momento do ano para buscar uma alimentação mais saudável, porque os alimentos, nesse momento, encontram-se com a maior quantidade de nutrientes, necessitam menos tempo de armazenamento e processos de conservação e consequentemente menores custos agregados.
Como o Brasil é um país continental, a lista de alimentos próprios da primavera apresenta diferenças, de acordo com a região e clima, como por exemplo, os alimentos como o caju, próprio do Norte e Nordeste, e o brócolis, mais presente no Sul e Sudeste.
Para manter a alimentação mais leve, o ideal é escolher alimentos que possam ser consumidos “in natura” como saladas frescas e cruas, cozidos no vapor, grelhados e assados, mas não tão quentes. Os sucos são ótimas opções, desde que recém preparados, não coados e não adoçados, para enfrentar o início das temperaturas mais altas, ajudar a manter o corpo em conforto térmico e bem hidratado. A hidratação adequada é essencial e que fica mais fácil com várias opções de frutas e legumes da época.
No final das contas, quais são as frutas, legumes e verduras próprios da primavera?
Frutas: Abacaxi, acerola, amora, banana, caju, coco, cupuaçu, jabuticaba, jaca, kiwi, laranja lima, pera, maçã fugi e gala, mamão formosa e havaí, manga, maracujá, melancia, melão, mexerica, morango, nêspera, pêssego, pitanga e tangerina.
Legumes: Abóbora, abobrinha, alcachofra, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, pepino, pimentão e tomate.
Verduras: Folhas escuras em geral, como almeirão, couve, escarola, espinafre, mostarda, rúcula e agrião. Mas também os aspargos, brócolis, chicória, couve, couve-flor, endívias, erva-doce, moyashi, nabo e rabanete são próprios da primavera.
Como dicas de utilização e preparo, as frutas podem ser comidas cruas, mas rendem boas receitas como sucos, tortas, bolos, mousses e saladas. Os legumes como cenoura, inhame, cará e ervilha torta são ótimas opções para cozinhar, fazer bolos e caldos, mas também há aqueles para consumir refogados ou em pratos mais elaborados como lasanhas: é o caso da abobrinha, abóboras e berinjela.
Os sucos também podem ser uma opção para a beterraba, cenoura e inhame. Já as verduras podem ser consumidas cruas, como a couve, escarola, espinafre, almeirão ou refogadas em cebola e alho. Outras, como brócolis e couve-flor, podem ser cozidos ou base para tortas salgadas e outras elaborações. Os sucos verdes também são ótimas opções.
Dra. Marcella Garcez
Médica Nutróloga, mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da associação. A médica também é membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Brasileira para o Estudo do Envelhecimento. Instagram: @dra.marcellagarcez
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site Doutor Jairo