Redação Publicado em 19/01/2022, às 12h00
Nosso corpo obtém glicose (uma espécie de açúcar) dos alimentos que comemos para produzir energia e sustentar nossos órgãos, músculos e sistema nervoso. No entanto, o controle desse açúcar no sangue é importante para o bem-estar geral e vai muito além do diabetes.
O açúcar no sangue equilibrado também ajuda a manter a energia estável, a função cerebral e o humor. Além disso, ele demonstrou ser um fator no controle de peso, função hormonal e risco a longo prazo de outras condições de saúde, como síndrome metabólica e alguns tipos de câncer.
Por isso, separamos aqui alguns hábitos que você deve evitar para conseguir manter o açúcar no sangue em uma boa quantidade. Confira:
Se você está olhando apenas para a quantidade de calorias que ingere, pode estar perdendo a visão geral. Precisamos de um equilíbrio de proteínas, gorduras e carboidratos para manter o açúcar no sangue estável. Isso ocorre porque quando comemos carboidratos (de qualquer fonte: grãos, feijão, frutas, vegetais ricos em amido, lactose, etc.), eles se decompõem em glicose. Gordura e proteína têm um “efeito tampão” e promovem a quebra mais lenta desses carboidratos – e açúcar no sangue mais estável. Por isso, a dica é priorizar o equilíbrio.
Se você estiver com fome e irritado pouco tempo depois de comer, pode precisar de mais proteína. A proteína ajudará a minimizar os picos de açúcar no sangue, pois retarda a digestão de sua refeição ou lanche.
Confira:
Ela é encontrada em alimentos como carnes, aves, peixes, ovos e laticínios, bem como em fontes vegetais como feijão, nozes, sementes e substitutos de carne.
Se você não está obtendo os 25-35 gramas recomendados de fibra por dia, pode estar perdendo os benefícios do açúcar no sangue. Isso porque a fibra ajuda a retardar a absorção desse carboidrato na corrente sanguínea, melhorando a regulação do açúcar no sangue.
Embora a gordura seja mais calórica do que carboidratos e proteínas, ela ainda é útil para equilibrar o açúcar no sangue, pois retarda o processo digestivo e ajuda a reduzir o açúcar no sangue.
No entanto, vale destacar aqui que não estamos falando de gorduras como as encontradas em lanches e frituras. O ideal é incluir fontes saudáveis, como azeite de oliva, abacate e nozes, além de certos peixes, como salmão, cavala e sardinha.
Limitar fontes óbvias de adição de açúcar, como sobremesas, é importante para controlar o açúcar no sangue, mas você ainda pode ter dificuldades com o controle da glicose se não considerar fontes ocultas como iogurte, sopa enlatada, refeições congeladas e muitos condimentos (essas fontes de açúcar podem estar em sua cozinha). Verifique os rótulos de nutrição e ingredientes – e lembre-se de que o açúcar tem muitos nomes. Apenas esteja atento para não carregar em substitutos do açúcar. Sim, eles são mais baixos em calorias e podem ter menos resposta glicêmica, mas ainda podem causar um impacto comportamental, fazendo com que você anseie por altos níveis de doçura (saiba mais sobre o que os adoçantes artificiais fazem em seu corpo). Use com moderação.
Via: Eating Well
Assista também: