Doutor, na hora das refeições a ordem com que você come os alimentos pode ajudar no metabolismo?
Alguns nutricionistas têm discutido alguns trabalhos que mostram que sim. Por exemplo: se você faz um prato bastante variado em relação aos seus nutrientes e você começa, por exemplo, com as folhas, as verduras e os vegetais, depois você parte para a proteína e deixa para o final o consumo de carboidratos, isso talvez ajude na questão do metabolismo, por evitar um pico glicêmico (ou seja, no açúcar do sangue).
Então a ordem seria 1) salada, legumes e verduras 2) proteína (como carnes, peixes, frango, queijo, soja etc) e 3) carboidratos (arroz, batata, frutas etc). Com isso, o metabolismo funciona melhor.
Mas não é só isso. Vai depender muito do que você está comendo, da quantidade de alimentos e do nível de atividade física que você tem na sua vida. São muitas variáveis, e a ordem na qual você consome os alimentos pode ser uma delas.
Na dúvida, converse com um nutricionista!
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr