Redação Publicado em 28/10/2022, às 12h00
Há registro do cultivo de melão no Egito e no Irã desde cerca de 2.500 a.C. Sua origem ainda é motivo de controvérsia entre os pesquisadores. Enquanto alguns o situam na Índia e no Irã, outros acreditam que o centro de origem do melão se situe na África. Existe uma grande variedade de melões que se diferenciam quanto ao tamanho e formato, cor e textura da casca, cor da polpa, sabor e aroma.
No Brasil, o mais facilmente encontrado é o amarelo. Aos poucos vem aumentando a oferta de outras variedades dos grupos Cantaloupe e Honeydew, mais aromáticos e mais doces do que o melão amarelo e o do tipo pele-de-sapo, de casca verde rajada. A fruta está disponível em todo o mundo e pode ser consumida sozinha ou usada em sobremesas, saladas, lanches e sucos. Embora seu maior apelo possa ser seu sabor, também é nutritivo e pode fornecer vários benefícios, como os dez abaixo.
O perfil diversificado de nutrientes é sem dúvida seu ativo mais valioso. De fato, os vários nutrientes e compostos vegetais podem ser responsáveis por seus muitos benefícios potenciais à saúde. Uma porção de 1 xícara (177 gramas) de melão fornece:
Calorias: 64
Carboidratos: 16 gramas
Fibra: 1,4 gramas
Proteína: 1 grama
Gordura: 0 gramas
Vitamina C: 53% da IDR (ingestão diária recomendada)
Vitamina B6: 8% do IDR
Folato: 8% do IDR
Vitamina K: 6% do IDR
Potássio: 12% do IDR
Magnésio: 4% do IDR
Além disso, além da fruta, as sementes do melão também contêm compostos com forte capacidade antioxidante, incluindo betacaroteno (pró-vitamina A), fitoeno, quercetina e ácido cafeico.
Em geral, uma dieta rica em frutas e vegetais está associada a um risco reduzido de pressão alta e doenças cardíacas. Mais especificamente, está bem estabelecido que uma dieta com baixo teor de sódio e uma ingestão adequada de potássio podem influenciar positivamente a regulação da pressão arterial. Como o melão é uma fruta com baixo teor de sódio e potássio, pode ajudá-lo a manter níveis saudáveis de pressão arterial. Se você deseja aumentar sua ingestão de potássio, tente adicionar a fruta à sua dieta. É uma boa fonte de potássio, com uma porção de 1 xícara (177 gramas) fornecendo 12% da IDR.
Melão contém vários nutrientes que são vitais para reparar e manter ossos fortes, incluindo folato, vitamina K e magnésio. Em particular, a fruta é uma boa fonte de folato – com 1 xícara (177 gramas) fornecendo 8% da IDR. O folato é essencial para a quebra da homocisteína – níveis elevados dos quais foram associados à redução da densidade mineral óssea ao longo do tempo. Embora sejam necessárias mais pesquisas para tirar conclusões definitivas sobre a relação entre folato e saúde óssea, comer alimentos que contenham folato, como melão, pode promover ossos saudáveis, garantindo que os níveis de homocisteína permaneçam dentro da faixa normal.
A vitamina K está envolvida na produção de uma importante proteína estrutural no osso conhecida como osteocalcina. Portanto, a ingestão adequada de vitamina K é essencial para ossos saudáveis. Uma porção de melão fornece 6% da IDR desta vitamina. Além disso, você pode atender cerca de 4% de suas necessidades diárias de magnésio com uma porção da fruta. As células responsáveis pela construção e degradação do tecido ósseo necessitam de magnésio para funcionar adequadamente.
Assim, o magnésio é outro nutriente vital para a saúde óssea. Também contém pequenas quantidades de outros nutrientes de suporte ósseo, incluindo cálcio, fósforo e zinco. Embora esses nutrientes não sejam altamente concentrados, adicionar a fruta à sua dieta ainda pode apoiar a saúde dos ossos quando combinada com uma dieta equilibrada que inclui uma variedade de outros alimentos ricos em nutrientes.
Algumas pesquisas indicam que comer frutas regularmente pode promover níveis saudáveis de açúcar no sangue. Um estudo recente de sete anos em meio milhão de pessoas descobriu que aqueles que consumiam frutas frescas diariamente tinham 12% menos probabilidade de desenvolver diabetes, em comparação com aqueles que raramente comiam frutas. Nos participantes que já tinham diabetes no início do estudo, comer frutas pelo menos três vezes por semana levou a um risco 13% a 28% menor de sofrer complicações de saúde relacionadas ao diabetes, além de um risco 17% menor de morte prematura. Embora o melão contenha carboidratos que podem aumentar o açúcar no sangue temporariamente, ele também fornece fibras e outros nutrientes que podem ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue ao longo do tempo.
Quando você pensa em hidratação, a primeira coisa que provavelmente vem à mente é a água. No entanto, para se hidratar de forma eficaz e adequada, seu corpo precisa de mais do que isso – também precisa de eletrólitos. O melão é cerca de 90% de água e contém eletrólitos, como potássio, magnésio, sódio e cálcio. Essa combinação de água e nutrientes torna a fruta ótima para hidratar após um treino, durante a doença ou se você estiver apenas tentando se manter hidratado ao longo do dia.
Comer melão pode ajudar a saúde da pele devido ao seu alto teor de vitamina C. A ingestão adequada desta vitamina é imprescindível para a produção adequada de colágeno, uma importante proteína estrutural que é vital para reparar e manter o tecido da pele. Além disso, como a vitamina C é um poderoso antioxidante, algumas pesquisas indicam que ela pode proteger sua pele contra os danos causados pelo sol. O melão é uma excelente fonte desse nutriente – uma única xícara (177 gramas) fornece 53% da IDR. Embora você possa obtê-la de uma variedade de alimentos, ingerir melão é uma maneira fácil de atender rapidamente às suas necessidades diárias – promovendo uma pele saudável no processo.
A vitamina C é indiscutivelmente mais conhecida por seu papel no apoio à função imunológica, e o melão é carregado dela. O sistema imunológico humano é complexo e requer uma ampla gama de nutrientes para funcionar adequadamente – a vitamina C é um componente crítico. De fato, pesquisas sugerem que a ingestão adequada deste nutriente na dieta pode prevenir e tratar várias infecções respiratórias e sistêmicas, como pneumonia e resfriado comum. Uma porção de 1 xícara (177 gramas) de melão fornece mais da metade da IDR para vitamina C, tornando-se um ótimo alimento para adicionar à sua dieta.
Melão contém fibra, nutriente bem conhecido por melhorar a saúde digestiva. A ingestão adequada de fibra dietética retarda a resposta do açúcar no sangue e promove a regularidade intestinal e o crescimento de bactérias intestinais saudáveis. Um único copo (177 gramas) fornece cerca de 1,5 gramas ou aproximadamente 5% da IDR para fibra. Embora muitas outras frutas contenham mais fibras por porção, ele ainda pode contribuir para sua ingestão diária de fibras. De fato, para algumas pessoas com certos distúrbios digestivos ou aqueles que estão introduzindo ou reintroduzindo fibras em sua dieta, uma fruta com menos fibras, como o melão, pode ser melhor tolerada do que outros alimentos ricos neste nutriente.
O melão, em especial o de casca amarela, contém dois potentes antioxidantes: luteína e zeaxantina. Esses compostos carotenoides são bem conhecidos por apoiar a saúde ocular e prevenir o desenvolvimento de perda de visão relacionada à idade. Pesquisas indicam que comer regularmente alimentos que contêm esses antioxidantes, como melão, pode apoiar a função ocular adequada ao longo da vida.
Adicionar melão à sua dieta não poderia ser mais fácil. Ele é fácil de encontrar e seu preço é comparável ao de outras frutas populares. Para fazer esse esforço alimentar valer a pena, escolha um melão maduro, pois aqueles fora de época ou verdes não têm sabor e deixam muito a desejar. Um diferencial da fruta é que ela pode ser facilmente apreciada sozinha – uma fatia de melão fresco e maduro em um dia quente é difícil de superar.
No entanto, se você está procurando algo um pouco mais criativo, existem muitas outras maneiras de aproveitar essa fruta, que pode ser adicionada a uma grande variedade de pratos, incluindo:
Fonte: Healthline / Embrapa
Veja também: