Beber café apenas pela manhã é melhor para o coração?

Esta é a primeira indicação de que o momento de beber café pode ter um impacto nos benefícios reais à saúde

Redação Publicado em 15/01/2025, às 10h00

Participantes de um estudo que tomavam café pela manhã tinham 31% menos probabilidade de morrer de doença cardiovascular - iStock

Nos últimos anos, houve uma série de estudos examinando os potenciais benefícios e desvantagens do consumo diário de café para a saúde do coração. No lado positivo, estudos publicados em 2024 descobriram que beber café pode ajudar a anular alguns dos efeitos nocivos à saúde de viver um estilo de vida sedentário e consumir cafeína pode ajudar a melhorar a saúde vascular.

Outra pesquisa em 2024 relatou algumas desvantagens potenciais, como beber grandes quantidades de cafeína cronicamente pelo menos cinco dias por semana pode aumentar o risco de doença cardíaca de uma pessoa, e muito café pode aumentar o risco de derrame.

Cientistas também examinaram os potenciais benefícios do consumo de café em problemas de saúde não relacionados ao coração, como um estudo publicado em dezembro de 2024 que descobriu que beber café e chá estava correlacionado a um menor risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço. “Há um conjunto de estudos sobre os efeitos do consumo de café na saúde humana; no entanto, todos esses estudos anteriores testam apenas a quantidade de consumo de café”, afirmou Lu Qi, professor da Celia Scott Weatherhead Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical na Universidade Tulane em Nova Orleans ao Medical News Today.

Qi é o autor principal de um estudo publicado recentemente na Revista Europeia do Coração que, pela primeira vez, mostra a importância do horário de consumo de café nos resultados de saúde — tanto doenças cardiovasculares quanto risco de mortalidade por todas as causas — além da quantidade de consumo de café.

Redução de doenças cardíacas e risco de morte 

Para este estudo, Qi e sua equipe analisaram dados de mais de 40.000 adultos que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos entre 1999 e 2018. Os participantes foram solicitados a detalhar os alimentos e bebidas que comeram por pelo menos um dia, incluindo o consumo de café. Um subgrupo de cerca de 1.500 participantes também foi solicitado a documentar seu consumo de alimentos e bebidas por uma semana inteira.

Após a análise, os pesquisadores descobriram que os participantes que tomavam café pela manhã tinham 31% menos probabilidade de morrer de doenças cardiovasculares e um risco 16% menor de mortalidade por todas as causas. Esses benefícios foram observados em quem tomava café pela manhã, independentemente de serem bebedores moderados — duas a três xícaras — ou bebedores pesados ​​— mais de três xícaras — por dia. Houve apenas um pequeno risco-benefício para bebedores leves pela manhã que tomavam uma xícara de café ou menos.

Qi comento que os dados indicam que beber café somente pela manhã pode fortalecer os efeitos benéficos; enquanto beber tarde pode minimizar os benefícios. "Nossos resultados indicam que beber pela manhã é particularmente benéfico para bebedores moderados e pesados ​​(duas ou mais xícaras)", confirmou.

Por que pela manhã pode ser mais benéfico?

Embora Qi e sua equipe não tenham investigado como beber café pela manhã pode oferecer melhores benefícios cardiovasculares do que beber em outros momentos do dia, ele disse que estudos anteriores mostraram que beber café tarde pode perturbar o sono, o que é pelo menos em parte responsável pela falta de benefício de beber café o dia todo. Ele explicou que é sabido que a saúde humana, incluindo a saúde cardiovascular, está intimamente relacionada à regulação do ritmo circadiano do corpo.

“Comer e beber são sinais importantes do tempo circadiano. Enquanto a maioria dos estudos de nutrição se concentra na quantidade de ingestão alimentar, poucos investigam os padrões circadianos de ingestão de alimentos/bebidas. O café afeta o sono e vários hormônios relacionados ao ritmo circadiano, como melatonina, cortisol e marcadores de inflamação, que são relevantes para a saúde cardíaca” afirmou o pesquisador ao MNT.

“Evidências anteriores também mostraram os benefícios de beber café no metabolismo, incluindo fatores metabólicos relacionados à saúde cardiovascular, como redução de glicose e lipídios adversos. Nosso estudo indica que beber café pela manhã pode fortalecer tais benefícios”, acrescentou.

Quando devo tomar café?

Cheng-Han Chen, cardiologista intervencionista certificado e diretor médico do Programa Cardíaco Estrutural do Centro Médico do MemorialCare Saddleback em Laguna Hills, na Califórnia, afirmou ao MNT que já são conhecidos há algum tempo os benefícios de tomar café à saúde. Ele aifrmou que esta é a primeira indicação de que o momento de beber café pode ter um impacto nos benefícios reais à saúde, ou seja, que você obtém o benefício à saúde apenas se fizer isso pela manhã. “Isso certamente lança uma nova perspectiva sobre como podemos potencialmente recomendar beber café por seus benefícios à saúde”, admitiu.

Chen completou dizendo que ainda não se sabe por que beber café pode ser melhor pela manhã: “Na verdade, pode ser que os benefícios do café para a saúde sejam anulados pelas consequências negativas de fazer isso em outros momentos do dia, como à tarde ou à noite, no sentido de que beber café nesses momentos posteriores teria mais probabilidade de perturbar os ritmos naturais do corpo, o que chamamos de ritmos circadianos, e potencialmente até levar a distúrbios do sono.”

Ele frisou que distúrbios do sono em si podem acabar tendo efeitos prejudiciais ao corpo, o que então anula os benefícios positivos de beber café. “Seria bom ter dados prospectivos sobre os efeitos do momento de beber café nos resultados de saúde”, finalizou Chen.

Fonte: Medical News Today

saúde sono alimentação coração pesquisa

Leia também

Tomar café ou comer doce depois de beber corta o efeito do álcool?


Beber café traz benefícios e prejuízos para a saúde; veja quais são


Síndrome do “coração partido” tem aumentado entre mulheres mais velhas


Tomar café antes de se exercitar pode ajudar na perda de calorias